Alguns exercícios interessantes postados na internet
A ESCOLA DOS SONHOS
Eu queria uma escola que cultivasse a curiosidade de aprender que é em vocês natural.
Eu queria uma escola que educasse seu corpo e seus movimentos:que possibilitasse seu crescimento físico e sadio. Normal
Eu queria uma escola que lhes ensinasse tudo sobre a natureza, o ar, a matéria, as plantas, os animais, seu próprio corpo. Deus.
Mas que ensinasse primeiro pela observação, pela descoberta,pela experimentação.
E que dessas coisas lhes ensinasse não só o conhecer, como também a aceitar, a amar e preservar.
Eu queria uma escola que lhes ensinasse tudo sobre a nossa história e a nossa terra de uma maneira viva e atraente.
Eu queria uma escola que lhes ensinasse a usarem bem a nossa língua,a pensarem e a se expressarem com clareza.Eu queria uma escola que lhes ensinassem a pensar, a raciocinar,a procurar soluções.
Eu queria uma escola que desde cedo usasse materiais concretos para que vocês pudessem ir formando corretamente os conceitos matemáticos, os conceitos de números, as operações... pedrinhas... só porcariinhas!... fazendo vocês aprenderem brincando...
Eu queria uma escola que cultivasse a curiosidade de aprender que é em vocês natural.
Eu queria uma escola que educasse seu corpo e seus movimentos:que possibilitasse seu crescimento físico e sadio. Normal
Eu queria uma escola que lhes ensinasse tudo sobre a natureza, o ar, a matéria, as plantas, os animais, seu próprio corpo. Deus.
Mas que ensinasse primeiro pela observação, pela descoberta,pela experimentação.
E que dessas coisas lhes ensinasse não só o conhecer, como também a aceitar, a amar e preservar.
Eu queria uma escola que lhes ensinasse tudo sobre a nossa história e a nossa terra de uma maneira viva e atraente.
Eu queria uma escola que lhes ensinasse a usarem bem a nossa língua,a pensarem e a se expressarem com clareza.Eu queria uma escola que lhes ensinassem a pensar, a raciocinar,a procurar soluções.
Eu queria uma escola que desde cedo usasse materiais concretos para que vocês pudessem ir formando corretamente os conceitos matemáticos, os conceitos de números, as operações... pedrinhas... só porcariinhas!... fazendo vocês aprenderem brincando...
Oh! meu Deus
Deus que livre vocês de uma escola em que tenham que copiar pontos.
Deus que livre vocês de decorar sem entender, nomes, datas, fatos...
Deus que livre vocês de aceitarem conhecimentos "prontos",mediocremente embalados nos livros didáticos descartáveis.
Deus que livre vocês de ficarem passivos, ouvindo e repetindo,repetindo, repetindo...
Eu também queria uma escola que ensinasse a conviver, a cooperar,a respeitar, a esperar, a saber viverem comunidade, em união.
Que vocês aprendessem a transformar e criar.
Que lhes desse múltiplos meios de vocês expressarem cada sentimento,cada drama, cada emoção.
Ah! E antes que eu me esqueça:Deus que livre vocês de um professor incompetente.
CARLOS DRUMOND DE ANDRADE
PLANEJAMENTO PRIMEIRO SEMESTRE
2 ANOS: A – B – C
Língua Portuguesa
OBJETIVOS:
- Utilizar a linguagem oral e gestual para comunicar-se e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos;
- Ampliar o vocabulário por meio de histórias, musica e cantigas de roda;
- Reconhecer e saber chamar seus educadores e amigos pelo nome;
- Saber nomear objetos e materiais, usados pelos mesmos;
- Familiarizar-se com a escrita por meio de manuseio de diversos portadores.
CONTEÚDOS:
- Participação em jogos de linguagem como canções, roda e também participação em jogos simbólicos, recreações e imitações;
- Desenvolvimento da expressão oral para se expressar seus sentimentos, desejos e necessidades.
- Observações e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, panfletos e jornais.
RECURSOS:
- radio
- folha sulfite
- cartolina
- giz de cera
- CD
- voz dos educadores
- cola
- boneco de papel cartão
- caneta hidrográfica
PLANEJAMENTO PRIMEIRO SEMESTRE
2 ANOS: A – B – C
Matemática
OBJETIVOS:
- Explorar jogos de empilhar e encaixar
- Desenvolver noções de tempo e espaço
- Recitar a seqüência numérica
- CONTEÚDOS:
- Utilização da contagem oral em musicas e brincadeiras;
- Noção de quantidade;
- Noção de tempo e espaço;
- Manipulação e exploração de diferentes objetos;
RECURSOS:
- jogos de encaixe,
- musicas envolvendo a contagem oral
- brincadeiras
PLANEJAMENTO PRIMEIRO SEMESTRE
2 ANOS: A – B – C
Artes
OBJETIVOS:
- Desenvolver e despertar curiosidade e interesse nas atividades de artes;
- conhecer e manusear adequadamente os diferentes materiais artísticos;
- exercitar a capacidade criadora, a sensibilidade, a coordenação e habilidades motoras;
- sentir prazer na realização de trabalhos artísticos;
- desenvolver a organização espacial;
- valorizar as próprias produções e a dos colegas.
CONTEÚDOS:
- Cuidado com os materiais, com trabalhos individuais e coletivos;
- Exploração e manipulação de vários materiais;
- Apreciação de imagens variadas.
RECURSOS:
- tinta
- folha sulfite
- cartolina
- giz de cera
- pincel
- rolinho
- cola
- boneco de papel cartão
- caneta hidrográfica
PLANEJAMENTO PRIMEIRO SEMESTRE
2 ANOS: A – B – C
Corpo e movimento
OBJETIVOS:
- aprender brincar
- expressar-se corporal e verbalmente
- integrar-se e interagir com o grupo
CONTEÚDOS:
- regras de brincadeiras
- exploração do esquema corporal
- resgate de brincadeiras tradicionais e folclóricas
- socialização
RECURSOS:
- corda;
- giz de lousa
- peteca;
- bambolê;
- pneu;
PLANEJAMENTO PRIMEIRO SEMESTRE
2 ANOS: A – B – C
Ciencias
OBJETIVOS:
- Conhecer e explorar os espaços;
- Conhecer o grupo de crianças, educadores e estabelecer vínculos afetivos;
- Iniciar pesquisas sobre a historia de vida das crianças;
- Observar e explorar o habitat físico e social;
- Conhecimento da identidade, identificando características e qualidades pessoais, desenvolvendo uma imagem positiva de si mesmo;
- Desenvolver a autonomia
CONTEÚDOS:
- Conhecimento do próprio corpo;
- Desenvolvimento da expressão oral para se expressar seus sentimentos, desejos e necessidades;
- Desenvolvimento de atitudes cooperativas e solidarias.
RECURSOS:
- brincadeiras
- registros por meio do projeto autonomia e identidade
2 ANOS: A – B – C
Língua Portuguesa
OBJETIVOS:
- Utilizar a linguagem oral e gestual para comunicar-se e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos;
- Ampliar o vocabulário por meio de histórias, musica e cantigas de roda;
- Reconhecer e saber chamar seus educadores e amigos pelo nome;
- Saber nomear objetos e materiais, usados pelos mesmos;
- Familiarizar-se com a escrita por meio de manuseio de diversos portadores.
CONTEÚDOS:
- Participação em jogos de linguagem como canções, roda e também participação em jogos simbólicos, recreações e imitações;
- Desenvolvimento da expressão oral para se expressar seus sentimentos, desejos e necessidades.
- Observações e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, panfletos e jornais.
RECURSOS:
- radio
- folha sulfite
- cartolina
- giz de cera
- CD
- voz dos educadores
- cola
- boneco de papel cartão
- caneta hidrográfica
PLANEJAMENTO PRIMEIRO SEMESTRE
2 ANOS: A – B – C
Matemática
OBJETIVOS:
- Explorar jogos de empilhar e encaixar
- Desenvolver noções de tempo e espaço
- Recitar a seqüência numérica
- CONTEÚDOS:
- Utilização da contagem oral em musicas e brincadeiras;
- Noção de quantidade;
- Noção de tempo e espaço;
- Manipulação e exploração de diferentes objetos;
RECURSOS:
- jogos de encaixe,
- musicas envolvendo a contagem oral
- brincadeiras
PLANEJAMENTO PRIMEIRO SEMESTRE
2 ANOS: A – B – C
Artes
OBJETIVOS:
- Desenvolver e despertar curiosidade e interesse nas atividades de artes;
- conhecer e manusear adequadamente os diferentes materiais artísticos;
- exercitar a capacidade criadora, a sensibilidade, a coordenação e habilidades motoras;
- sentir prazer na realização de trabalhos artísticos;
- desenvolver a organização espacial;
- valorizar as próprias produções e a dos colegas.
CONTEÚDOS:
- Cuidado com os materiais, com trabalhos individuais e coletivos;
- Exploração e manipulação de vários materiais;
- Apreciação de imagens variadas.
RECURSOS:
- tinta
- folha sulfite
- cartolina
- giz de cera
- pincel
- rolinho
- cola
- boneco de papel cartão
- caneta hidrográfica
PLANEJAMENTO PRIMEIRO SEMESTRE
2 ANOS: A – B – C
Corpo e movimento
OBJETIVOS:
- aprender brincar
- expressar-se corporal e verbalmente
- integrar-se e interagir com o grupo
CONTEÚDOS:
- regras de brincadeiras
- exploração do esquema corporal
- resgate de brincadeiras tradicionais e folclóricas
- socialização
RECURSOS:
- corda;
- giz de lousa
- peteca;
- bambolê;
- pneu;
PLANEJAMENTO PRIMEIRO SEMESTRE
2 ANOS: A – B – C
Ciencias
OBJETIVOS:
- Conhecer e explorar os espaços;
- Conhecer o grupo de crianças, educadores e estabelecer vínculos afetivos;
- Iniciar pesquisas sobre a historia de vida das crianças;
- Observar e explorar o habitat físico e social;
- Conhecimento da identidade, identificando características e qualidades pessoais, desenvolvendo uma imagem positiva de si mesmo;
- Desenvolver a autonomia
CONTEÚDOS:
- Conhecimento do próprio corpo;
- Desenvolvimento da expressão oral para se expressar seus sentimentos, desejos e necessidades;
- Desenvolvimento de atitudes cooperativas e solidarias.
RECURSOS:
- brincadeiras
- registros por meio do projeto autonomia e identidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário